Reflexão Diária

Carona ou Banco da Frente?

Por Vanderley Borges

Casamento, segundo a Bíblia, é para toda a vida! Não é, apenas, um contrato legal entre um homem e uma mulher. Jesus deixou isso bem claro, ao afirmar que o homem não pode e nem deve separar um casal. Costumo brincar, quando alguém me oferece carona e, por eu ser pastor, me pede para sentar no lugar da frente deixando a esposa ir no banco de trás. Nestes momentos afirmo: "Deus me chamou para unir casais e nunca para separa-los."

Aprendi que a família é a célula máter da comunidade, e assim como acontece em toda organização, é necessário que cada participante assuma o seu papel. A maior responsabilidade no lar, segundo a Bíblia, é do marido, em seguida da esposa e por último dos filhos. Quando obedecemos os princípios colocados por Deus, colheremos bênçãos em nossas vidas, porém o trangressor sofrerá consequências pela sua desobediência.

Como organização exige um cabeça, Deus outorgou ao homem essa difícil tarefa. No exercício dela, está o dever de amar a sua esposa, da forma como Cristo amou a igreja. Ou seja, com um amor que não mede sacrifícios. Deve ama-la como se, sua esposa, fosse parte do seu próprio corpo. Um marido que ama sua esposa desta maneira, não a tratará como um ser inferior a ele. Muito pelo contrário, ele confiará nela, procurará seus conselhos e pelo que sente por ela, a receberá como complemento da sua vida.

Quando a esposa aceita seu marido como o cabeça do lar, este lar será um lugar de refúgio repleto de paz, harmonia e contentamento. Note bem que a Bíblia ensina a submissão da mulher ao seu marido e não a outro homem qualquer. A incomprensão deste mandamento dado por Deus e o desviar dele cria conflito no lar e na vida espiritual da esposa.

Deus quer a nossa felicidade, por isso nos ensina como consegui-la! A nós, cabe a decisão de aceitar a orientação de Deus, ou não!

— Veja na Bíblia —

E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

—Mateus 19:5-6

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

—1 Coríntios 11:3

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

—Efésios 5:25-28

— Compartilhe —

Whatsapp Facebook Twitter
Mais reflexões